Prezados Clientes,
As alterações impostas pela epidemia do Coronavírus nos padrões de funcionamento da sociedade como um todo - e em todas as esferas - não encontram precedentes nos tempos recentes.
Conforme a epidemia avança, medidas que pareciam distantes, extremas e impensáveis tornam-se normas a serem seguidas em curto espaço de tempo.
A essência da gestão de patrimônio baseia-se na relação de dever fiduciário entre gestor e cliente. É uma grande responsabilidade e pauta todas as nossas ações: das decisões de investimento, o aspecto mais evidente dessa relação, à condução do nosso negócio, seu aspecto menos óbvio.
À medida em que a responsabilidade sobre a gestão do patrimônio das famílias dos nossos clientes nos foi entregue e, portanto, a responsabilidade sobre parte de seus futuros, consideramos que a natureza do serviço que prestamos é essencial.
Não estamos nos comparando aos profissionais de saúde, nem aos responsáveis pela segurança coletiva e abastecimento dos bens essenciais para a sociedade.
Ainda assim, zelar pela segurança de patrimônios construídos ao longo de anos, buscando garantir estabilidade para o futuro das famílias de nossos clientes é, sim, essencial.
A magnitude e as consequências do que está acontecendo vão além do que a maioria profissional do mercado financeiro vivenciou ao longo de sua carreira ou de sua vida adulta.
A combinação desses fatores tem potencial de impacto relevante sobre o patrimônio de todas as famílias.
Diante desse cenário de exceção, o contato pessoal, direto e constante entre as pessoas chave de nossa equipe é fundamental para a intensidade e qualidade de análises, discussão de alternativas, comunicação com clientes, análise de feedback e tomada de decisões.
Prever a duração desse período é impossível. Porém, diante do que vimos, não é admissível trabalhar com a hipótese de emergência pontual, com rápida volta à normalidade. Diante disso, vemo-nos obrigados a seguir trabalhando com a equipe chave, formada por sócios e alguns colaboradores, reunida, em nosso escritório, enquanto colaboradores de apoio nos assistem em esquema de home office. Não vemos alternativa possível para manter o padrão de qualidade e rapidez de ação necessárias à gestão do patrimônio de nossos clientes e suas famílias.
Para nossa equipe de sócios e colaboradores com acesso ao escritório, estabelecemos um limite de concentração máximo de 10 (dez) pessoas por dia, além de adoção de medidas de rigor absoluto para a prevenção de contato interpessoal e distanciamento social.
Trata-se da nossa avaliação do que é, neste momento, a nossa obrigação.